A coluna Lens, do jornal New York Times, publicou um artigo interessante sobre fotografia de moda e seu caráter político, a propósito da segunda edição do Photo Vogue Festival, que acontecerá em Milão entre 15 e 19 de novembro.
Único evento internacional dedicado exclusivamente à fotografia de moda, o Photo Vogue Festival terá, entre suas atrações, uma exposição do fotógrafo Paolo Roversi (um dos meus favoritos da vida) que irá abordar vários lados de seu trabalho, entre o meditativo e o glamouroso.
Mas é uma outra mostra, chamada Fashion & Politics, que promete polemizar o evento, ao reunir editoriais de moda da Vogue italiana que possuem um viés político ou social, com comentários sobre a obsessão pela beleza, o consumismo exagerado, clínicas de reabilitação e até mesmo a guerra.
“A maneira como nos vestimos está intrinsicamente ligada à identidade e à cultura,” diz a editora de fotografia da publicação, Alessia Glaviano. “Nós usamos roupas, todos os dias, para comunicar algo sobre nós mesmos.”
Além dos laços entre roupas, política e afotografia, o artigo da Lens aborda outras questões importantes, como a frivolidade da indústria fashion, a possibilidade da fotografia de moda ser considerada arte, e o fato dela espelhar as normas sociais através dos tempos.
Deixe um comentário