Quem me conhece como editora e jornalista de moda, provavelmente não sabe que, há algum tempo, assuntos ligados a Direitos Humanos e Acessibilidade na Web também fazem parte dos meus interesses pessoais e profissionais. E que em 2023, tive a oportunidade de fazer um trabalho de tradução e revisão de um material importante para o campo da investigação cidadã.
Junto com uma equipe pequena e motivada, liderada por Celso Bessa -pesquisador e consultor na intersecção entre tecnologia e Direitos Civis, entre outros temas- traduzi e revisei parte do conteúdo do site Exposing The Invisible – The Kit.
A proposta, ali, é fornecer uma série de ferramentas para que pessoas comuns, ou pesquisadores, possam trazer à luz dados públicos e, com isso, dar início a investigações com segurança e habilidade. Entre os recursos disponibilizados no Kit, temos: como coletar evidências, fazer checagem de fatos, usar geolocalização, proteger as fontes de informação, arquivar o conteúdo de sites, e muito mais.
Nas palavras da Tactical Tech, organização que co-criou o material:
Este kit é um ponto de partida para quem acredita no poder da informação como evidência, mas reconhece que trabalhar com informação não leva necessariamente a resultados imediatos ou mudanças desejadas. O próprio processo investigativo pode ser demorado, exigente, cansativo e até perigoso; mas também pode transformar um indivíduo curioso ou uma testemunha acidental em um habilidoso documentarista, pesquisador ou ativista. Vemos a investigação como uma jornada no sentido literal, mas também no sentido mais amplo do que ela pode alcançar e do impacto que pode ter no investigador.”
Deixe um comentário